Criado por em Out 27, 2014 em Destaques, Notícias

O Inverno é uma época que requer mais cuidados em termos de segurança na estrada. A condução torna-se mais difícil, mais perigosa e a atenção precisa ser redobrada. Basta pensarmos, por exemplo, que há mais água no asfalto, que a visibilidade é menor em alguns dias e que o frio pode impedir os carros de ligarem normalmente.

Mas nada de muito complicado, se forem seguidas algumas dicas de segurança. É sobre isso que vos queremos elucidar com este artigo. Um conselho: seja prudente e informe-se com especialistas desta área.

 

10 dicas para conduzir com segurança no inverno

 

1 – Verifique o estado dos pneus do seu carro

Nada melhor do que dirigir-se a uma oficina especializada para verificar correctamente o estado dos pneus do seu carro. Estão gastos, equilibrados, a pressão está adequada? Estão preparados para continuar a percorrer as estradas, ainda por cima com um piso mais agreste? Procure o conselho de um especialista e opte por mudar, no caso de ser aconselhado a tal. Um especialista fará sugestões que poderão ir ao encontro das suas necessidades de segurança, mas também das suas necessidades financeiras. É que além de correr o risco de ser multado, no caso de mau estado dos pneus da viatura, corre ainda o risco de acidente grave.

2 – Verifique o estado do ar condicionado

No Inverno estamos mais predispostos a doenças respiratórias. Logo, estamos mais vulneráveis. A higienização do ar condicionado, nomeadamente a mudança regular dos filtros (o ideal é uma mudança de 6 em 6 meses) é fulcral, para uma boa saúde dos ocupantes do carro.

3 – Certifique-se de que as luzes estão em bom estado

Claro que esta e as outras dicas deste artigo devem ser seguidas nas outras estações do ano também. Mas no Inverno, em que a visibilidade se torna pior, devido ao nevoeiro, às chuvas e ao ao facto de anoitecer mais cedo, é importante que não lhe falte a luz. 🙂

Verifique os mínimos, os médios e os máximos e também as luzes de nevoeiro.

O uso do cinto de segurança é fulcral

4 – Conduza devagar

Esta é uma regra de ouro, sempre e muito mais no Inverno. As estradas estão mais escorregadias, devido às chuvas e ao gelo. Os lençóis de água surgem repentinamente e podem causar acidentes realmente graves. Lembre-se que é a sua vida e a dos seus acompanhantes que está em risco, mas também a dos outros condutores.

5 – Respeite a distância de segurança

Mantenha uma distância de segurança relativamente aos carros que vão à sua frente. Lembre-se que a travagem pode ser dificultada pelo estado do piso ou que o condutor da frente pode travar repentinamente. Quando travar, tente fazê-lo com cuidado, para não provocar choques em cadeia.

6 – Verifique o estado dos limpa-para-brisas

A visibilidade é muito importante para evitar acidentes.Se os seus limpa-para-brisas não estão em condições e não lhe permitem ver bem o que está à sua frente depois de os usar, troque-os. Tenha sempre o recipiente da água dos vidros abastecido, para uma melhor limpeza dos mesmos.

7 – Verifique o estado da bateria do seu carro

O frio não é um bom aliado dos motores. Quando a temperatura desce muito, pode ser difícil pôr o carro a trabalhar. Uma bateria em mau estado pode agravar este problema. Troque a bateria, se for necessário, ou consulte uma oficina especializada para avaliar as melhores opções. Deixe o carro aquecer um pouco antes de começar a conduzir.

8 – Confira os sistemas de segurança do seu carro

Não arrisque a sua segurança nem a dos restantes ocupantes do seu carro. Os cintos de segurança estão em condições? Os travões e ABS estão a funcionar correctamente?

9 – Verifique o estado da direcção

Vá a uma oficina e peça que testem a direcção. Está alinhada, não há falhas? Evite acidentes.

10 – Se for para a neve, prepare o seu carro

Vai conduzir num local com neve? Informe-se sobre os melhores pneus para esse tipo de piso e sobre os melhores acessórios para os mesmos, de forma a evitar derrapagens e despistes. Informe-se também sobre boas coberturas para o seu carro e acessórios para limpeza de vidros. No entanto, lembre-se: mesmo com todos estes extras, a condução prudente é essencial.

Na Marcolino Pneus estamos disponíveis para o aconselhar. Faça-nos uma visita e conduza em segurança neste Inverno.